O Dono do Produto, ou Product Owner em inglês, está no centro do desenvolvimento do produto e podemos
considerá-lo a pessoa responsável pelos negócios, com função de
priorizar as entregas. Com atuação ampla, seu papel envolve o cuidado desde a
estratégia de negócios ao design do produto.
Ele é uma pessoa e não um comitê, mas pode representar o desejo de um no Backlog do Produto, mas aqueles que quiserem uma alteração devem convence-lo. Toda a organização deve respeitar as suas decisões.
Nenhum outro profissional pode tirar a autoridade do Dono do Produto, ainda que tenha cargo superior, em relação às definições do que deve ser realizado na backlog do produto.
Conhecer a gestão ágil de projetos e produtos;
Ter muita disponibilidade e comprometimento com a equipe;
Saber se comunicar bem;
Ter profundo conhecimento de análise do negócio, do cliente e do mercado.
Questionador;
Curioso;
Empático;
Apaixonado;
Apegado a métricas;
Transparente e verdadeiro;
Estudar o mercado;
Mapear e compreender a experiência do cliente;
Expressar claramente os itens do Backlog do Produto;
Ordenar os itens do Backlog do Produto;
Mostrar o que o Time Scrum vai trabalhar a seguir, definir o sprint;
Participar de reunião de review;
Aceitar histórias como concluídas de acordo com definilção de pronto;
Descartar itens de backlog que não fazem mais sentido para a realidade atual do produto;
Investimento do produto;
Tomar as decisões sobre os recursos
do produto;
Maximizar o valor do produto;
Gerenciar o backlog;
Definir se é possível ou não a modificação;
Alcançar as metas e missões;
Preservar o valor do trabalho realizado pelo Time de Desenvolvimento;
Garantir que o Backlog do Produto seja visível e transparente e que o Time de Desenvolvimento entenda os itens;
O scrum team ou time de desenvolvimento é formado por pessoas especialistas de diversas áreas dependendo do projeto que irão trabalhar nas solicitações feitas pelo dono do produto e garantir a entrega de incrementos no final de cada sprint.
Dentro do time de desenvolvimento terão profissionais de diversas áreas dependendo do projeto ou produto que será entregue. Podendo ter designers, testadores, desenvolvedores front-ends e beck-ends, analistas de banco de dados entre outros. Qualquer um desses profissionais serão chamados de desenvolvedores dentro do time do scrum, não pode ter outros títulos ou subdivisões de equipes como equipe de teste, equipe de marketing ou equipe de desenvolvimento.
São duas características básicas que definem o time de desenvolvimento, são elas: multidisciplinar e autossuficiente. Essas características não precisam ser apresentadas por cada profissional, mas pelo time de desenvolvimento inteiro, ou seja cada um terá suas características e habilidades e todos ajudarão no projeto.
A equipe terá membros de várias áreas para assim conseguir cumprir todas as etapas de desenhar, desenvolver, testar, entre outras, dentro de cada sprint para entregar um incremento no final.
O time de desenvolvimento deve ser capaz de autogerir seus trabalhos sem precisar pedir ajuda de fora do scrum. Também não precisa de supervisão constante, deve saber as melhores práticas necessárias para o desenvolvimento do produto.
Escolher seus membros: a equipe de desenvolvimento é quem irá dizer quais as habilidades são necessárias para a entrega do incremento de cada sprint, então ela que determina essa necessidade para o scrum master assim podendo tirar ou colocar novos membros a cada sprint.
Definição dos prazos: no início de cada sprint a equipe de desenvolvimento se reúne com o scrum master para planejar, pontuar e identificar quantas histórias serão entregues naquele sprint de acordo com a velocidade do time de desenvolvimento. Esses pontos são dados de acordo com o planing poker ou outra metodologia de estimativa.
Definição de tarefas: no início do sprint a equipe se reúne para montar o quadro com cada história dividida em tarefas que serão executadas pelos membros da equipe.
Entregar incrementos: como um todo a equipe de desenvolvimento é responsável pela entrega e qualidade dos incrementos em cada sprint de acordo com a definição de pronto.
Dar feedback: na daily os desenvolvedores devem informar o que foi feito no dia anterior, o que será executado ainda e informar se há algum impedimento. No final de cada sprint a equipe de desenvolvimento se reúne com o scrum master para analisar o que foi feito, quais os caminhos escolhidos deram certo, o que foi aprendido e o que pode ser melhorado.
A quantidade de membros de cada equipe varia de acordo com a necessidade do projeto. A equipe não deve ser muito grande pois assim pode perder a agilidade por ter que se comunicar com vários membros. Também não pode faltar nenhuma habilidade necessária para o desenvolvimento do incremento. O tamanho ideal é de 3 a 9 membros. Pode acontecer casos em que o scrum master ou o dono do produto tenham tarefas de desenvolvimento nesse caso eles fazem parte da equipe também.